terça-feira, 25 de junho de 2013

Comentário da obra de Tatiana Belinky  redigida pela professora de literatura Marisa Lajolo.

"A fantasia, o reforço da identidade e a solidariedade com o diferente tão bem ilustram seus versos que proclamam (e com muita razão):

Tudo é humano/ bem diferente.
Assim assado/ todos são gente.
Cada um na sua/ e não faz mal.
Di-ver-si-da-de/ é que é legal."
Minha homenagem a tão ilustre poetisa.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Sequência Didática: 
Texto: O Aeroporto
Carlos Drummond de Andrade  
Público alvo: 6º Ano

1ª Etapa:
Antes de ler o texto, explorar os conhecimentos prévios sobre o aeroporto. Se necessário mostrar imagens de algum aeroporto para o aluno.

 2ª Etapa: Antes de ler o texto, o professor entrega o texto faltando o último parágrafo para que os alunos façam inferência de quem é Pedro no texto.

3ª Etapa:
Ler o texto com a classe buscando o significado das palavras desconhecidas.

4ª Etapa:
- Trabalhar os elementos da descrição, Pedro foi descrito de uma maneira singela e deliciosa pelo autor/narrador/avô, e o uso dos substantivos e adjetivos;

5ª Etapa:
- Explorar o uso da linguagem dentro dos diferentes níveis de desenvolvimento do ser humano, desde o período pré-aquisição da linguagem até o período da maturidade e da velhice, sugerindo aos alunos que produzam uma entrevista com os pais e /ou avós; ou ainda com uma pessoa idosa de sua família, onde poderia fazer uso das mídias disponíveis (vídeo);
6ª Etapa:
- A partir do tema da entrevista “Registros da linguagem informal através das diversas gerações”, levar os alunos a fazerem um registro escrito destas variações, registro do tipo como se falava e como se fala hoje.

7ª Etapa:
Fazer uma roda de conversa para que os alunos falem quais suas impressões ao trabalhar esse texto e o que aprenderam com essa sequência. Ainda em círculo o professor conta um pouco sobre a biografia de Carlos Drummond de Andrade e principalmente que Pedro do texto era seu neto.




terça-feira, 11 de junho de 2013


La Fontaine

“Se se  quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história. Dessas em que não faltem animais, ou deuses, e muita fantasia. Porque é assim – suave e docemente -  que se despertam consciências.”

Jean de La Fontaine

segunda-feira, 10 de junho de 2013

                                      Sequência Didática

                                       AVESTRUZ  
                                                                           
   DE MÁRIO PRATA


1- Trabalhar a leitura, comentar a respeito, discutir o tema, fazer o vocabulário das palavras desconhecias pelo aluno.

2- Elaborar as questões;

    O texto abaixo é crônica pois:

a) Possui versos curtos com rimas;
b) Faz uma reflexão a respeito de uma questão de conflito;
c) Os animais são personagens falantes dentro do texto;
d) Trata-se de um tema que gera humor do cotidiano, texto curto e de forma humorística;

3- Comprove com passagem de trechos do texto a alternativa que você escolheu.

4- Caça palavras:
     Pintar de cores diferentes as classes gramaticais, usando palavras do próprio texto.

5- De acordo com as informações obtidas na leitura do texto, fazer uma ilustração da ave.

6- Enumerar a sequência correta dos fatos (refazer o texto de acordo com o original, recortar os parágrafos e deixar os grupos colocarem em ordem didática.

7- Levar os alunos à sala de informática para pesquisarem sobre o Avestruz.

8- Criar um HQ retratando como seria criar uma ave desse porte dentro de um apartamento.

9- Produzir um acróstico a partir do título.

10-Dramatização do texto produzido pelos alunos.


domingo, 9 de junho de 2013

Olá pessoal, aqui vai uma sequência didática elaborada por mim e meu grupo do fórum. Esperamos que gostem e que possam usá-la, adaptá-la e até mesmo reinventá-la. Abraço.



PÚBLICO-ALVO: 9º ano.

ASSUNTO: Texto Meu primeiro beijo.

AUTOR: Antônio Barreto

AULAS PREVISTAS: 7 a 10 aulas.

O objetivo desta  situação de aprendizagem é propiciar aos alunos situações didáticas eu contribuam para o desenvolvimento de sua capacidade interpretativa e de refletir  sobre  a vida e o comportamento humano, bem como identificar aspectos e características do gênero em estudo(crônica narrativa) e verificar a linguagem e os recursos utilizados por seus autores. Além de perceber que o autor ( cronista) expõe seu ponto de vista, seus comentários, suas ironias e interpretações a respeito de fatos (notícias ou dia a dia pessoal)

Conteúdos e temas: Estudo do gênero textual crônica; elementos  da narrativa; leitura de crônicas diferenciadas, produção de narrativas (crônicas) e estudo dos aspectos linguísticos.

Competências e habilidades: Inferir o sentido principal do texto, no sentido global; reconhecer o gênero do texto em estudo ;interpretar o sentido do texto; localizar itens de informações explícitas e implícitas; identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.

Estratégias: aula baseada nos conhecimentos prévios do aluno, com direcionamento do professor; aproximação dos conteúdos com a realidade do aluno.  Comparações entre os diferentes textos em seus diversos gêneros.
Recurso utilizado: Texto Meu primeiro beijo, de Antônio Barreto;outras crônicas diferentes textos em seus diversos gêneros selecionadas pelo professor ( como O primeiro beijo, de Clarice Lispector, músicas e imagens)

Avaliação:Paródia e produção um vídeo sobre o tema trabalhado. ( Power Point / Movie Maker)

 PRIMEIRO MOMENTO:
- Inicialmente passar o filme “Meu primeiro amor” como forma de introduzir o assunto/ tema “relacionamentos na adolescência”;
- Explorar o foco narrativo (1ª pessoa/ narrador personagem), explicando a construção deste tipo de narrativa, deste foco que utiliza, preferencialmente, o discurso direto, muitas vezes o período simples ou no máximo o período composto por coordenação.
-Organizar com o professor de Ciências uma aula interdisciplinar, onde haja uma explicação sobre doenças sexualmente transmissíveis ou alterações hormonais e prevenção na adolescência,
- Na sala de leitura, sugerir o uso da revista “Fala garoto, fala garota”, onde os alunos poderiam pesquisar e tirar suas dúvidas, caso não se sintam à vontade para falar na sala.
-Produto final  pedir aos alunos para que em duplas produzam uma paródia, recontando o texto lido inicialmente e apresentando para a sala.

SEGUNDO MOMENTO:
1º PASSO: Roda de conversa (para saber o que os alunos sabem sobre o gênero crônica, se já leram, comentar; se gostam de ler esse gênero; se conhecem o autor e que obra dele já leram).
2º PASSO: Antecipação do conhecimento prévio, questionar:
-  O que sugere o titulo,
-  Que idade é normal que ocorra o primeiro beijo,
-  Isso já aconteceu com você?
3º PASSO: Fazer inferências sobre o autor – pesquisa dirigida na sala de informática.
4º PASSO: Explicar a estrutura do gênero.
5º PASSO: Leitura compartilhada e interpretativa.
-  Inferências locais,
-  Inferências explícitas.
6º PASSO: Explorar o sentido do texto: denotação e conotação.
7º PASSO: Explanação sobre as figuras de linguagem e sua função dentro da construção textual.
8º PASSO: Reconhecer as figuras de linguagem.
9º PASSO: Intertextualidade (texto O primeiro beijo de Clarice Lispector, músicas e imagens). Comparações entre os diferentes textos, em seus diversos gêneros.
10º PASSO: Produto final – produzir um vídeo sobre o tema trabalhado (Power point, movie maker).

OBSERVAÇÃO: Este texto pode ser trabalhado também com 8º ano, junto com o professor de Ciências, em que este trabalhará as partes do corpo, sexualidade (beijo), já que esta matéria faz parte do currículo da série citada.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

PARA GOSTAR DE LIVROS


EXPERIENCIANDO

Olá meu nome é Eliane Aparecida de Oliveira Alves atualmente estou na função de professora mediadora na  E E Profª Maria do Carmo Augusti, comecei minha experiência com leitura e escrita muito cedo, tive uma mãe maravilhosa que me contava histórias e me incentivava muito. Quando na escola a professora começou ensinar a ler eu já sabia, pois minha mãe havia me ensinado em casa. Adorava ler os clássicos infantis, Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida e outros.
Na 6ª série uma professora aposentada que trabalhava na biblioteca municipal me apresentou a série vaga-lume, o primeiro dessa série foi a ilha perdida e essa foi a minha perdição, pois à partir daí não parei mais de ler.Essa página não seria suficiente para relatar os livros que marcaram minha vida.Por amor a leitura escolhi fazer LETRAS, para assim como meus professores poder  proporcionar meios para que meus alunos descubram o prazer de ler e assim como eu possa ser um apaixonado pelos livros.



quinta-feira, 6 de junho de 2013

Olá, Sou Maria de Fátima O. Martin.
 Trabalho na escola Dr. João Thienne e ao tomar conhecimento do curso fiquei feliz mas ao mesmo tempo preocupada por não conhecer alguns membros da equipe.
Minha carreira deslanchou graças ao curso de inglês que fiz por seis(¨6) anos, não podendo exercer a profissão devido a precaridade de saúde de meu segundo filho.
Sendo assim dei um tempo para a família, porém depois de alguns anos resolvi fazer Letras para aproveitar o meu Inglês que já havia estudado.
Mas vida vai, vida vem, o tempo direcionou-me para a Língua Portuguesa, que vesti a camisa e me dou muito bem em sala de aula.
Sou mestra desde 1984, passei por épocas alegres e difíceis e a vida ensinou-me muito mais do que administrei em sala de aula para meus alunos.
Dos livros e da escola por onde passei desde a minha infância e juventude o que mais me marcou foi "A Ilha Perdida" da Edição Vagalume. Tanto que viajei na imaginação e nos sentimentos de aventuras desejando estar ali. Mas as grandes descbertas vieram com o passar dos anos.
Sou viciada em leitura principalmente romances. Leio desde os clássicos e até aqueles que de repente "cai" em minhas mãos lá da biblioteca de nossa escola. Sempre tenho em minha cabeceira dois ou três livros para serem lidos.
Para encerrar escolhi um ditado de Ziraldo "Ler é mais importante que estudar...Palavras não é só pá, é também a lavra".

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lembranças da leitura na infância!!!

            Olá , sou Iraní Rodrigues Bandeira e estou muito feliz em fazer parte desta equipe. Professora de Língua Portuguesa desde 2003, resolvi fazer Letras graças ao entusiasmo, carisma de minha professora de Literatura no 1º colegial, Dona Dirce. A forma como ela falava das escolas literárias era incrível. Eis me aqui!
Dos depoimentos de personalidades de diferentes áreas  sobre o papel da leitura e da escrita selecionei:
·         Marilena Chauí - Professora de Filosofia da USP: "O livro é um mundo porque cria mundos ou porque deseja subverter este nosso mundo".
Este depoimento foi de encontro com minha infância. Filha de professora primária, ingressei na escola com 7 anos, sabia ler e escrever, me destaquei rapidamente em minha turma. Fui encaminhada para outra sala, com alunos mais adiantados. Adaptei-me facilmente e a  partir daí nunca mias larguei os livros. Como Marilena apontou em seu depoimento, o livro é um mundo porque cria mundos. A capa de um livro é aporta de passagem para outros mundos, onde novas  ideias e sentimentos surgem, invade nossa mente e abre um leque para outras tantas descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade.
Os livros me fascinam desde pequena. Minha casa era repleta de livros, tínhamos uma biblioteca enorme. Lia de tudo: era a possibilidade  de ir a outros países, conhecer outras civilizações, outras pessoas, ver como elas viveram, o que pensaram sem sair de casa.
Embora, para nossos alunos, frutos da era digital, os livros não tenham todo esse poder, que nos satisfazia quando crianças, mas aprendi muitos com os livros. Como Candido colocou em seu depoimento, há um enriquecimento da nossa percepção e  visão do mundo, como também o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.



Mistura do abecedário, inteligência criativa.

Nos momentos mais difíceis é que melhor aprendemos!!!

"Sejam Bem-Vindos!!"



Prezados leitores e leitoras, damos início ao nosso blog, que tem como objetivo principal compartilhar experiências e práticas docentes, como produto final do curso de formação à distância de educadores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: “Melhor Gestão, Melhor Ensino”. Postaremos sobre diversos temas, esperamos que um deles possa despertar-lhes interesse.  Visite-nos sempre, e ajude-nos contribuindo com nosso blog.