PÚBLICO-ALVO: 9º ano.
ASSUNTO: Texto Meu primeiro beijo.
AUTOR: Antônio Barreto
AULAS PREVISTAS: 7 a 10 aulas.
O objetivo desta situação de aprendizagem é propiciar aos alunos situações didáticas eu contribuam para o desenvolvimento de sua capacidade interpretativa e de refletir sobre a vida e o comportamento humano, bem como identificar aspectos e características do gênero em estudo(crônica narrativa) e verificar a linguagem e os recursos utilizados por seus autores. Além de perceber que o autor ( cronista) expõe seu ponto de vista, seus comentários, suas ironias e interpretações a respeito de fatos (notícias ou dia a dia pessoal)
Conteúdos e temas: Estudo do gênero textual crônica; elementos da narrativa; leitura de crônicas diferenciadas, produção de narrativas (crônicas) e estudo dos aspectos linguísticos.
Competências e habilidades: Inferir o sentido principal do texto, no sentido global; reconhecer o gênero do texto em estudo ;interpretar o sentido do texto; localizar itens de informações explícitas e implícitas; identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
Estratégias: aula baseada nos conhecimentos prévios do aluno, com direcionamento do professor; aproximação dos conteúdos com a realidade do aluno. Comparações entre os diferentes textos em seus diversos gêneros.
Recurso utilizado: Texto Meu primeiro beijo, de Antônio Barreto;outras crônicas diferentes textos em seus diversos gêneros selecionadas pelo professor ( como O primeiro beijo, de Clarice Lispector, músicas e imagens)
Avaliação:Paródia e produção um vídeo sobre o tema trabalhado. ( Power Point / Movie Maker)
PRIMEIRO MOMENTO:
PRIMEIRO MOMENTO:
- Inicialmente passar o filme “Meu primeiro amor” como forma
de introduzir o assunto/ tema “relacionamentos na adolescência”;
- Explorar o foco narrativo (1ª pessoa/ narrador
personagem), explicando a construção deste tipo de narrativa, deste foco que utiliza,
preferencialmente, o discurso direto, muitas vezes o período simples ou no
máximo o período composto por coordenação.
-Organizar com o professor de Ciências uma aula
interdisciplinar, onde haja uma explicação sobre doenças sexualmente
transmissíveis ou alterações hormonais e prevenção na adolescência,
- Na sala de leitura, sugerir o uso da revista “Fala garoto,
fala garota”, onde os alunos poderiam pesquisar e tirar suas dúvidas, caso não
se sintam à vontade para falar na sala.
-Produto final pedir
aos alunos para que em duplas produzam uma paródia, recontando o texto lido
inicialmente e apresentando para a sala.
SEGUNDO MOMENTO:
1º PASSO: Roda de conversa (para saber o que os alunos sabem sobre o gênero crônica, se já leram, comentar; se gostam de ler esse gênero; se conhecem o autor e que obra dele já leram).
2º PASSO: Antecipação do conhecimento prévio, questionar:
- O que sugere o titulo,
- Que idade é normal que ocorra o primeiro beijo,
- Isso já aconteceu com você?
3º PASSO: Fazer inferências sobre o autor – pesquisa dirigida na sala de informática.
4º PASSO: Explicar a estrutura do gênero.
5º PASSO: Leitura compartilhada e interpretativa.
- Inferências locais,
- Inferências explícitas.
6º PASSO: Explorar o sentido do texto: denotação e conotação.
7º PASSO: Explanação sobre as figuras de linguagem e sua função dentro da construção textual.
8º PASSO: Reconhecer as figuras de linguagem.
9º PASSO: Intertextualidade (texto O primeiro beijo de Clarice Lispector, músicas e imagens). Comparações entre os diferentes textos, em seus diversos gêneros.
10º PASSO: Produto final – produzir um vídeo sobre o tema trabalhado (Power point, movie maker).
OBSERVAÇÃO: Este texto pode ser trabalhado também com 8º ano, junto com o professor de Ciências, em que este trabalhará as partes do corpo, sexualidade (beijo), já que esta matéria faz parte do currículo da série citada.
Nossa muito interessante sua sequência,tenho certeza que os alunos vão adorar. Vou usar nas minhas aulas.abraços.
ResponderExcluir