
Olá pessoal, aqui vai uma sequência didática elaborada por mim e meu grupo do fórum. Esperamos que gostem e que possam usá-la, adaptá-la e até mesmo reinventá-la. Abraço.
PÚBLICO-ALVO: 9º ano.
ASSUNTO: Texto Meu primeiro beijo.
AUTOR: Antônio Barreto
AULAS PREVISTAS: 7 a 10 aulas.
O objetivo desta situação de aprendizagem é propiciar aos alunos situações didáticas eu contribuam para o desenvolvimento de sua capacidade interpretativa e de refletir sobre a vida e o comportamento humano, bem como identificar aspectos e características do gênero em estudo(crônica narrativa) e verificar a linguagem e os recursos utilizados por seus autores. Além de perceber que o autor ( cronista) expõe seu ponto de vista, seus comentários, suas ironias e interpretações a respeito de fatos (notícias ou dia a dia pessoal)
Conteúdos e temas: Estudo do gênero textual crônica; elementos da narrativa; leitura de crônicas diferenciadas, produção de narrativas (crônicas) e estudo dos aspectos linguísticos.
Competências e habilidades: Inferir o sentido principal do texto, no sentido global; reconhecer o gênero do texto em estudo ;interpretar o sentido do texto; localizar itens de informações explícitas e implícitas; identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
Estratégias: aula baseada nos conhecimentos prévios do aluno, com direcionamento do professor; aproximação dos conteúdos com a realidade do aluno. Comparações entre os diferentes textos em seus diversos gêneros.
Recurso utilizado: Texto Meu primeiro beijo, de Antônio Barreto;outras crônicas diferentes textos em seus diversos gêneros selecionadas pelo professor ( como O primeiro beijo, de Clarice Lispector, músicas e imagens)
Avaliação:Paródia e produção um vídeo sobre o tema trabalhado. ( Power Point / Movie Maker)
PRIMEIRO MOMENTO:
- Inicialmente passar o filme “Meu primeiro amor” como forma
de introduzir o assunto/ tema “relacionamentos na adolescência”;
- Explorar o foco narrativo (1ª pessoa/ narrador
personagem), explicando a construção deste tipo de narrativa, deste foco que utiliza,
preferencialmente, o discurso direto, muitas vezes o período simples ou no
máximo o período composto por coordenação.
-Organizar com o professor de Ciências uma aula
interdisciplinar, onde haja uma explicação sobre doenças sexualmente
transmissíveis ou alterações hormonais e prevenção na adolescência,
- Na sala de leitura, sugerir o uso da revista “Fala garoto,
fala garota”, onde os alunos poderiam pesquisar e tirar suas dúvidas, caso não
se sintam à vontade para falar na sala.
-Produto final pedir
aos alunos para que em duplas produzam uma paródia, recontando o texto lido
inicialmente e apresentando para a sala.
SEGUNDO MOMENTO:
1º PASSO: Roda de conversa (para saber o que os alunos sabem sobre o gênero crônica, se já leram, comentar; se gostam de ler esse gênero; se conhecem o autor e que obra dele já leram).
2º PASSO: Antecipação do conhecimento prévio, questionar:
- O que sugere o titulo,
- Que idade é normal que ocorra o primeiro beijo,
- Isso já aconteceu com você?
3º PASSO: Fazer inferências sobre o autor – pesquisa dirigida na sala de informática.
4º PASSO: Explicar a estrutura do gênero.
5º PASSO: Leitura compartilhada e interpretativa.
- Inferências locais,
- Inferências explícitas.
6º PASSO: Explorar o sentido do texto: denotação e conotação.
7º PASSO: Explanação sobre as figuras de linguagem e sua função dentro da construção textual.
8º PASSO: Reconhecer as figuras de linguagem.
9º PASSO: Intertextualidade (texto O primeiro beijo de Clarice Lispector, músicas e imagens). Comparações entre os diferentes textos, em seus diversos gêneros.
10º PASSO: Produto final – produzir um vídeo sobre o tema trabalhado (Power point, movie maker).
OBSERVAÇÃO: Este texto pode ser trabalhado também com 8º ano, junto com o professor de Ciências, em que este trabalhará as partes do corpo, sexualidade (beijo), já que esta matéria faz parte do currículo da série citada.