Olá , sou Iraní Rodrigues Bandeira e estou muito feliz em fazer parte
desta equipe. Professora de Língua Portuguesa desde 2003, resolvi fazer
Letras graças ao entusiasmo, carisma de minha professora de Literatura
no 1º colegial, Dona Dirce. A forma como ela falava das escolas
literárias era incrível. Eis me aqui!Dos depoimentos de personalidades de diferentes áreas sobre o papel da leitura e da escrita selecionei:
· Marilena Chauí - Professora de Filosofia da USP: "O livro é um mundo porque cria mundos ou porque deseja subverter este nosso mundo".
Este depoimento foi de encontro com minha infância. Filha de professora primária, ingressei na escola com 7 anos, sabia ler e escrever, me destaquei rapidamente em minha turma. Fui encaminhada para outra sala, com alunos mais adiantados. Adaptei-me facilmente e a partir daí nunca mias larguei os livros. Como Marilena apontou em seu depoimento, o livro é um mundo porque cria mundos. A capa de um livro é aporta de passagem para outros mundos, onde novas ideias e sentimentos surgem, invade nossa mente e abre um leque para outras tantas descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade.
Os livros me fascinam desde pequena. Minha casa era repleta de livros, tínhamos uma biblioteca enorme. Lia de tudo: era a possibilidade de ir a outros países, conhecer outras civilizações, outras pessoas, ver como elas viveram, o que pensaram sem sair de casa.
Embora, para nossos alunos, frutos da era digital, os livros não tenham todo esse poder, que nos satisfazia quando crianças, mas aprendi muitos com os livros. Como Candido colocou em seu depoimento, há um enriquecimento da nossa percepção e visão do mundo, como também o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário